Tesoureiro do CRMV-RR se reúne com a Câmara Técnica de Zootecnia em Brasília
22 de junho de 2021
O Zootecnista e Tesoureiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV-RR), Jalison Lopes se reuniu com a Câmara Técnica de Zootecnia, ao qual é membro, entre os dias 08–10 de junho, na Sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para analisar e discutir as ações sob as demandas dos profissionais da Zootecnia de cada Estado.
Neste período, os membros trataram assuntos administrativos com os setores internos, discutiram o planejamento do I Fórum de Zootecnistas Membros do Sistema CFMV/CRMVs. Abordaram também sobre as parcerias com entidades públicas e privadas com o objetivo de mostrar o papel e a importância da Zootecnia para a sociedade e para o desenvolvimento do agronegócio local.
De acordo com os membros da Câmara Técnica, a função é facilitar a comunicação do Zootecnista com o Sistema CFMV/CRMVs, entender a atuação do profissional em cada região e buscar alternativas para aprimorar e atender as demandas das duas profissões. Para isso, se faz necessário que todos os Zootecnistas procurem e participem mais efetivamente do Sistema com ideias, sugestões e ações para evoluir cada vez mais.
Para Jalison Lopes a Câmara Técnica é de suma importância para colaborar com a divulgação das áreas de atuação do Zootecnista em todo o Brasil, buscar atualização profissional dentro das áreas de atuação e atrair os profissionais para perto do Sistema CFMV-CRMVs. “Queremos que cada regional repasse para o Sistema os trabalhos realizados, informações e levantamentos das dificuldades enfrentadas no dia a dia para que possamos juntos encontrar alternativas de melhorias”.
Outro ponto de destaque é analisar as situações de conflito entre as duas profissões e buscar o entendimento. “Dentro desta gestão daremos prioridade sobre a permanência ou não do profissional no Sistema. Faremos estudos, análises de forma aberta e madura da viabilidade do Zootecnista criar seu próprio Conselho Regional. Caso seja definido, que haja um consenso e apoio do Sistema CFMV/CRMVs”, afirma Jalison.
Dentre esses objetivos, a Câmara irá realizar avaliações dos Projetos Legislativos no Congresso Nacional e fazer sugestões sobre a atuação do Zootecnista. “Já iniciamos as análises e sugerimos mais clareza do papel do Zootecnista até a inclusão do profissional nesses projetos. Será necessário uma comunicação mais frequente com as Comissões Regionais que tenham como membros Zootecnistas para dar um suporte e apoio ao desenvolver suas atividades nos Regionais”, finaliza Jalison Lopes.
Assessoria de Comunicação do CRMV-RR.