Serviço Médico-Veterinário feito com ética não tem Black Friday
24 de novembro de 2023
Embora a Black Friday, tradicional campanha de promoções que acontece em novembro nos comércios e em segmentos de serviços, seja um momento aguardado por muitos, é importante lembrar que nem todos os setores e serviços oferecem descontos durante esse período. Um exemplo disso são os serviços Médico-Veterinários.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV/RR) alerta que serviços Médico-Veterinários – como vacinação, consultas, castrações, exames e outros serviços jamais devem ser oferecidos neste contexto. Esta prática configura falta ética e desvaloriza a classe perante a sociedade.
Na Medicina Veterinária, não é permitido divulgar serviços como gratuitos ou que sejam oferecidos como prêmio de qualquer natureza. Publicidades com promoções ou que mencionem preços são proibidas pelo Código de Ética da profissão (Resolução CFMV nº 1.138/16). As restrições estão nos artigos 13, 14, 15, 27 e 28. A publicidade da medicina veterinária é regulada pela Resolução CFMV nº 780/2004 e pelo Código de Ética do Médico-Veterinário, com parâmetros adicionais do Código de Defesa do Consumidor
Os serviços Médicos-Veterinários são personalizados e dependem de uma avaliação individualizada de cada animal. Além disso, é fundamental lembrar que a prioridade dos profissionais da medicina veterinária sempre oferecer um atendimento de qualidade e segurança, garantindo os melhores tratamentos e serviços.
Portanto, o profissional Responsável Técnico (RT) e o estabelecimento que veicularem propagandas que infrinjam as regras, seja em formato impresso ou digital, podem ser denunciados no Conselho de seu Estado e, confirmada a falta ética, responderem a processo junto à autarquia.
Ao buscar serviços veterinários é importante considerar a qualidade ofercida, a experiência dos profissionais e a infraestrutura disponível, em vez de se basear exclusivamente em promoções de preço.
Embora a Black Friday seja uma ótima oportunidade para aproveitar descontos em muitos setores, é importante lembrar que os serviços médico-veterinários não fazem parte dessa promoção.
Profissionais que praticarem publicidade irregular também podem ter problemas na justiça cível e com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado.
Em caso de dúvidas sobre publicidade de serviços veterinários ou orientação sobre como fazer uma denúncia ética consulte o CRMV/RR: crmvrr@crmvrr.org.br ou fiscalizacao@crmvrr.org.br
WhatsApp e ligação: (95) 98115-4525 ou Ouvidoria do site: www.crmvrr.org.br –
A valorização da sua profissão começa pelo respeito aos colegas e à sociedade.