Diretoria do CRMV/RR participa da Cerimônia do Jaleco na Estácio da Amazônia
18 de maio de 2023
O Vice-Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV/RR), Diego Costa e a Secretária-Geral da Autarquia, Erika Aragão participaram, no início do mês de maio, da Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Estácio da Amazônia.
A Solenidade tem como objetivo despertar nos alunos desde o primeiro período o compromisso com a sociedade, incentivando o exercício da profissão de forma ética, com seriedade, dedicação e credibilidade.
O vice-presidente do CRMV/RR, Diego Costa se mostrou feliz e grato por participar deste evento emocionante onde pôde compartilhar a paixão pela Medicina Veterinária com os futuros colegas de profissão e falar sobre a importância e a função do Conselho para a valorização profissional. “Os acadêmicos ficam cientes de que farão uso de uma vestimenta que sem dúvida é um importante símbolo da profissão escolhida e pude ressaltar que o Conselho está de portas abertas para recebê-los, tirar dúvidas, mostrando sempre que o CRMV/RR é a Casa dos Médicos-Veterinários e dos Zootecnistas”.
A Cerimônia do Jaleco é uma tradição dos cursos da área da saúde onde simboliza o momento em que os alunos colocam a vestimenta pela primeira vez, comprometendo-se com a saúde e reafirmando o seu compromisso em cumprir as medidas de proteção contra o risco biológico.
A Secretária-Geral do CRMV/RR e Coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Erika Aragão enfatizou a alegria de presenciar a alegria no rosto de cada aluno ao colocar a vestimenta pela primeira vez. “O jaleco é um equipamento de proteção que ajuda a reduzir os riscos de contaminação causada por fungos, bactérias e vírus e ele protege o profissional a exposição a fluidos, secreções corporais dos pacientes, o que inclui não apenas sangue, mas também a saliva. Por isso a relevância desse evento para ensinar aos futuros profissionais que o jaleco é a representação de limpeza e do respeito que o profissional de saúde tem por seu paciente e pela nobre profissão”.
Tanto o vice-presidente do CRMV/RR como a Secretária-Geral destacaram que toda a diretoria tem trabalhado arduamente em prol da Medicina Veterinária e da Zootecnia e esperam que os novos profissionais tenham consciência do valor do Sistema CFMV/CRMVs para a vida profissional deles e que procurem conhecer e se inteirar da função do Conselho, participar e contribuir para a valorização profissional não só no Brasil, mas também aqui no Estado de Roraima.