CRMV/RR: A fiscalização protege a sociedade e fortalece a Medicina Veterinária e a Zootecnia em Roraima
27 de junho de 2023
Uma das principais atividades do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) é a de fiscalização do exercício das profissões de Medicina Veterinária e Zootecnia.
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV/RR), Fábio Souza, fiscalizar o exercício profissional é uma das principais funções da Autarquia com o objetivo de garantir o exercício pleno das profissões e certificar a qualidade dos serviços prestados à toda sociedade. “A fiscalização deve ser entendida como ações estratégicas que visam o fortalecimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia. É necessário que os profissionais entendam que a fiscalização não é punição, mas orientação”, orienta.
O setor de fiscalização do CRMV/RR tem se aperfeiçoado com treinamentos e uma aproximação maior com outros Regionais, intermediado pelo Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR/CFMV), e passou a ter abordagens mais técnicas e orientativa junto aos profissionais e empresas e tem-se percebido um retorno positivo por parte dos fiscalizados, os quais têm demonstrado interesse em se regularizar para atender melhor o cliente.
Em abril deste ano, o CRMV/RR recebeu durante uma semana a Chefe do setor de fiscalização do Conselho Regional do Espírito Santo (CRMV/ES), Talita Calegario Dias para uma capacitação implementado pelo Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR) em conjunto com o Grupo de Trabalho (GT) de Fiscalização com objetivo de aproximar os regionais, trocar experiências para ter uma fiscalização mais harmônica e alinhada entre o Sistema CFMV/CRMVs.
O agente de fiscalização do CRMV/RR, Nilton Cesar Gomes Barbosa afirma que todo aperfeiçoamento traz confiança, por meio do conhecimento, para que o trabalho possa ser cumprido com excelência. “Todo ano temos treinamento organizado pelo NAR e visitas técnicas de fiscais de outros regionais que só engrandecem o nosso trabalho porque trocamos experiências e conseguimos padronizar a fiscalização trazendo mais ética e transparência. E a semana de trabalho com a Talita só trouxe benefícios ao nosso regional. Colocamos em prática, nas fiscalizações em campo, o que aprendemos no treinamento do ano passado e aplicamos ações que já dão certo em outros regionais à nossa realidade. Só tenho a agradecer ao NAR por dar sempre esse apoio ao nosso trabalho para que ele evolua”, revelou.
Durante toda a semana, Talita trabalhou com o Agente de Fiscalização do CRMV/RR, Nilton Cesar e realizaram um treinamento de capacitação externa com fiscalizações na Capital e também tiveram a capacitação interna para melhor abordar e atender os profissionais e a toda a sociedade.
“É muito gratificante estar aqui em Roraima como Multiplicadora do GT de Fiscalização para dar continuidade no treinamento que se iniciou em 2022 e que as informações que aprendemos em todo o treinamento não seja perdido e sim possamos colocar em prática de forma unificada, trazendo a realidade de todos os Regionais. Estamos em uma jornada constante para um Conselho cada dia melhor”, revela Talita.