Representante do CRMV/RR marca presença na 3ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP)
8 de agosto de 2024
O presidente que representa o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV/RR), Fábio Souza participa da 3ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) que teve início nesta quarta-feira (07) e segue até esta sexta-feira (09), na Assembleia Legislativa de Rondônia, na capital Porto Velho.
O evento reúne a diretoria do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e os 27 presidentes dos regionais e todos discutirão temas com foco no aperfeiçoamento do trabalho de Médicos-Veterinários e Zootecnistas de todo o Brasil. Ao longo do encontro, pautas como o “Banco de Sangue na Medicina Veterinária”, “Riscos de Limpeza Dentária sem anestesias” e “Publicidade no âmbito de atuação do Sistema CFMV/CRMVs” serão debatidas.
Fábio Souza destaca sobre a importância do CRMV/RR participar desse encontro e colaborar com as discussões e decisões que contribuam para o trabalho de Médicos-Veterinários e Zootecnistas. “Esta sendo uma semana muito produtiva, haja vista, que é um ótimo momento para expor as demandas do nosso regional, trocar experiências com os outros conselhos sobre assuntos de grande relevância para o futuro das profissões e cada vez mais buscar a unificação do Sistema CFMV/CRMVs”, explanou o presidente do CRMV/RR.
Na abertura dos trabalhos, a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, destacou a receptividade dos rondonienses, além de ressaltar a conquista do Prêmio Nacional dos Conselhos Federais. “Tivemos a alegria de confirmar que estamos no caminho certo e trouxemos o troféu para que todos os presidentes celebrem essa vitória que é de todo o Sistema. Foi um orgulho ver a sigla do CFMV escrita no palco. A gente vai buscar os próximos prêmios. Dedicamos essa conquista a todos os presidentes e à nossa equipe da Controladoria”, disse.
Ana Elisa Almeida reforçou a participação essencial de todos os integrantes do Sistema. “A integração dos Conselhos ajuda a construir todo o Sistema CFMV/CRMVs. Os regionais colocam a mão na massa e o CFMV é um braço de apoio importantes para o desenvolvimento das atividades. É essa união que faz toda a diferença para atuação dos profissionais e garante os retornos desejados em prol de toda a sociedade”, avaliou.
O vice-presidente do CFMV, Romulo Spinelli, reforçou o dinamismo do trabalho realizado entre o federal e os regionais. “É gratificante ter essa visão de um Sistema tão unido. As nossas pautas coincidem e registram aqui o trabalho desenvolvido pelo NAR (Núcleo de Apoio aos Regionais) e pelos colaboradores do Conselho Federal para que todas as mudanças necessárias sejam alcançadas por meio de programas de treinamento como o Integrar, cujo objetivo é trabalhar diversas áreas em conjunto”, pontuou.
Anfitrião da CNP, o presidente do CRMV-RO, Anilto Funez Junior, ressaltou a força da agropecuária em Rondônia. “O Norte é pujante. O Norte é agro! Não tem como não agradecer ao Sistema CFMV/CRMVs pela união e por proporcionar que a CNP acontecesse em nosso estado. Sejam todos sempre bem-vindos e que sejam dias de debates muito produtivos”, evidenciou. Durante os três dias de CNP são debatidos temas como o “Banco de Sangue na Medicina Veterinária”, “Riscos de Limpeza Dentária sem anestesias” e “Publicidade no âmbito de atuação do Sistema CFMV/CRMVs”.
RESULTADOS DA ÚLTIMA CNP
Os resultados da 2ª CNP de 2024, realizada em Goiânia, também foram conhecidos. O grupo técnico jurídico do CFMV apresentou os encaminhamentos das 15 demandas levantadas durante a última CNP. Entre as medidas adotadas estão tratativas com órgãos do governo federal, além da criação de grupos de trabalho.
Um dos temas abordados foi a “Responsabilidade Técnica em Área de Sombreamento da Medicina Veterinária”. No relatório, o grupo técnico-jurídico demonstrou que está em elaboração um termo de cooperação técnica entre o CFMV e o Ministério da Agricultura e Pecuária, após sugestão de articulação política para solicitar listagem de profissionais e empresas que apresentam declaração de RT para regularização de estabelecimentos comerciais e fábricas de alimentos para animais.