CRMV/RR participa de lançamento da unidade do Castramóvel em Boa Vista
10 de janeiro de 2024
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV/RR), representado pelo presidente, Fábio Souza participou do lançamento, na última sexta-feira (05), do Castramóvel – veículo adaptado para a castração e chipagem animal. O lançamento, feito pela Prefeitura de Boa Vista, visa auxiliar os tutores a garantir a saúde e o bem-estar dos animais de estimação e descentralizar o atendimento.
A primeira região contemplada é a zona oeste, onde a equipe ficará no Parque Germano Augusto Sampaio por 30 dias. Para participar, basta se cadastrar no site zoonoses.boavista.rr.gov.br e aguardar ser chamado. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, o primeiro bairro a ser atendido é o Pintolândia, mas a ação não para por aí, os locais que recebem o Castra Móvel são definidos conforme a demanda da população.
“A cada mês, o veículo vai se deslocar para um bairro diferente. Definimos esses locais seguindo a demanda que chega até nós, então a população também participa do processo. Tenho cinco cachorros muito amados e sei que a castração é importante. Todos os interessados devem se cadastrar no site para que o procedimento ocorra da melhor forma. Os animais estarão seguros com nossa equipe”, relatou.
Para o presidente do CRMV/RR acompanhar esse belo lançamento que visa promover o controle populacional de cães e gatos e promover o bem-estar animal só reforça nosso compromisso com a educação e conscientização da população. “Como instituição reguladora é nosso dever assegurar que todas as ações relacionadas à castração sejam realizadas de acordo com as diretrizes estabelecidas pelas normas vigentes da medicina veterinária, garantindo que as cirurgias sejam realizadas por profissionais capacitados e que todas as medidas de biossegurança sejam adotadas. É um momento para estreitarmos laços com a Prefeitura e demais instituições responsáveis, visando uma parceria sólida e eficiente em prol da saúde e do bem-estar animal”, afirmou.
De acordo com a Prefeitura, a iniciativa ocorre por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).
A Prefeitura de Boa Vista visa também o controle populacional desses animais
Desde 2019, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) promove a castração dos animais sob os cuidados de famílias em vulnerabilidade social por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ). A secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, afirma que o número de cirurgias será ampliado com o Castra Móvel.
“Atualmente, atendemos cerca de 150 animais por mês nas clínicas veterinárias credenciadas. Com o Castra Móvel, esse número vai aumentar para 350 castrações mensais. Já são mais de 4 mil animais castrados desde o início do projeto em 2019. Isso ajuda no controle populacional, diminuindo o número de animais na rua”, contou a secretária.