Presidente do CRMV/RR participa do I Encontro de Educação Sanitária do Brasil
8 de maio de 2023
O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV/RR), Fábio Souza participou do I Encontro de Educação Sanitária: Educar para Prevenir, organizado pela Secretaria de Defesa Agropecuária através do Setor de Educação Sanitária do Departamento de Serviços Técnicos (SEDUC/DTEC/SDA/MAPA) com apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília entre os dias 3 a 5 de maio.
O encontro teve como objetivo promover a articulação multi-institucional e multidisciplinar, atualização e capacitação técnica em educação sanitária, em especial quanto ao uso de metodologias ativas nas atividades educativas, e promoção de ambiente de troca de saberes e experiências.
Fábio de Souza destacou a importância do evento para o fortalecimento do processo de educação sanitária em Roraima. “O evento nos trouxe grandes contribuições e aprendizados tanto na parte teórica como na prática. O uso de metodologias ativas nas atividades educativas é válido para construir e divulgar conhecimentos sobre a saúde animal, a sanidade vegetal e a qualidade dos insumos agropecuários”.
Durante a abertura do evento, o secretário-adjunto de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende, destacou a importância de trabalhar a educação sanitária de forma articulada entre as instituições. Os temas abordados nesses dias foram: A educação e sua interface com a fiscalização, especialistas Ad Hoc para a educação sanitária, interfaces entre educação e comunicação, Zap Rural e muitos outros. Também teve oficinas sobre metodologias ativas.
O presidente do CRMV/RR representou também, neste encontro, o CFMV e a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR).
O evento está relacionado ao Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (PROESA) da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA.
PROESA
Outro destaque do evento foi a divulgação do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa), instituído por meio da publicação da Instrução Normativa nº 28/2008. A missão é promover a articulação interinstitucional para fomentar e implementar políticas públicas de educação em defesa agropecuária em benefício da saúde única (união entre a saúde animal, humana e ambiental) e sustentabilidade socioambiental.
Entre os objetivos do programa estão: estabelecer e implementar diretrizes nacionais para as atividades de educação sanitária em defesa agropecuária; promover o fortalecimento, aumento da abrangência e aperfeiçoamento das ações públicas e privadas orientadas para a educação sanitária em defesa agropecuária; e desenvolver e implementar, de forma continuada, planos, programas, atividades e ações em educação sanitária em defesa agropecuária, de forma articulada com as três instâncias do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e com os Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários.