A importância da Educação e a Zootecnia
28 de abril de 2021
No dia 28 de abril se comemora o Dia da Educação. Mas o que é educar? Para muitas pessoas, principalmente nos dias atuais, educar é uma tarefa exclusiva da escola e dos profissionais da área de ensino, mas este conceito deve ser entendido de forma mais ampla, uma vez que educar, não é simplesmente transmitir conhecimento. Educar também envolve outros aspectos como estimular o raciocínio, bem como, aprimorar o senso crítico e as capacidades intelectuais, físicas e morais do individuo, contribuindo de forma, muitas vezes, decisiva para a formação de seu caráter.
Portanto, educar é um ato que deve ser compartilhado entre professores, pais ou tutores, “ultrapassando os muros da escola”. Quando entendemos dessa forma, torna-se fácil perceber que a educação deve estar presente em todos os setores, situações e momentos da vida de uma pessoa que vive em sociedade e que, o aprendizado pode ser adquirido mediante o contato com diversos agentes, como pessoas de outras culturas, familiares e demais pessoas que convivemos em nosso dia a dia.
O Estado deve garantir condições para que todo cidadão tenha garantido o acesso a uma educação de qualidade e gratuita, já que a mesma é um direito fundamental garantido pela nossa constituição e, ademais, o Dia da Educação, que é comumente comemorado pelas instituições de ensino em todos os seus níveis, e profissionais da área, também deve ser festejado e valorizado por todos os cidadãos, já que a educação é a base da nossa sociedade e desenvolvimento civilizatório e há um consenso geral de que quanto maior for o nível educacional de um povo, mais próspero e consciente de seus deveres e obrigações ele se tornará.
Com a aceleração do desenvolvimento tecnológico que o mundo tem experimento, sobretudo nas últimas duas décadas, o papel do educador tem se tornando cada vez mais desafiador, e nas Ciências agrárias não é diferente. Falando especificamente da Zootecnia, o dinamismo da profissão tem exigido que os professores deste campo do saber se dediquem cada vez mais à atualização e aprimoramento de seus conhecimentos, adquiridos durante sua formação acadêmica e vivência prática, para que possam atender a demandas formativas impostas pelo mercado profissional, no intuito de atender as necessidades de uma sociedade cada vez mais preocupada com todas as questões que envolvem a cadeia de produtos de origem animal.
A Zootecnia, por definição é o campo do saber que se dedica ao estudo da criação, conservação e produção animal, com ênfase para os animais considerados domésticos, na perspectiva de compreender suas relações, suas utilidades e os serviços úteis ao homem de forma tecnicamente eficiente, economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta e eticamente adequada. Nota-se que a profissão, que tem importância majoritária para o agronegócio brasileiro, por essência já se dedica a formar profissionais comprometidos com o bem estar animal, produzidos em condições ambientalmente sustentáveis e capazes de gerar produtos que trazem benefícios diversos à saúde das pessoas, como por exemplo, o fornecimento de proteína animal de altíssimo valor biológico. Porém, este compromisso deve ser sempre reafirmado e comunicado à sociedade, aumentando, com isso, a responsabilidade do educador que, além de uma formação técnica de excelência, também deverá focar, cada vez mais, na formação de um profissional Zootecnista ético e ciente de suas responsabilidades perante a um consumidor cada vez mais esclarecido e preocupado em conhecer os detalhes do caminho que o animal percorreu do seu nascimento até atingir seu objetivo finalístico.
Como surgiu a data
O Dia da Educação foi escolhido no dia 28 de abril quando terminava o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000. Na ocasião, os 164 países participantes se comprometeram a alcançar os objetivos e as metas de Educação Para Todos (EPT), para cada cidadão e sociedade, e a perseguir seis metas de EPT até 2015. Desde então, essa data tem servido para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação – seja escolar, social ou familiar – e para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e o convívio saudável com outros indivíduos.
Por Jalison Lopes, Tesoureiro do CRMV-RR